segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Big Pit National Coal Museum



Big Pit National Coal Museum é uma antiga mina de carvão desativada, que tornou-se um dos principais museus de mineração da Grã-Bretanha. 


Após colocar todos os equipamentos de segurança (capacete, lanterna de cabeça, cinto, bateria e self rescuer),tal como um mineiro, você é guiado a 90 metros abaixo do solo durante 50 minutos.




A medida que você vai descendo, a vida miserável dos mineiros vai se revelando. No inicio da mineração não havia equipamentos de segurança, muitos precisaram morrer para que  algumas medidas de segurança fossem tomadas.

Os filhos dos mineradores tinham um só destino: ser minerador como o pai. As crianças eram levadas para baixo antes dos dez anos, assim poderiam se acostumarem com o escuro.

Nas galerias, as portas precisam permanecer sempre fechadas e essa era a tarefa das meninas, quando elas se acostumavam com o escuro, acabavam por pegar no sono, mas os ratos nunca dormiam.

Não havia lanternas, a iluminação era feita com velas e cada mineiro tinha que comprar a sua própria iluminação.





É como ler Ken Follet, no primeiro volume da trilogia O Século - Queda dos Gigantes - ele narra a vida dos mineiros galeses. O trabalho pesado, insalubre, arriscado, mal remunerado, a vida encerrada por doenças pulmonares ou acidentes trágicos para enriquecer os nobres, os aristocratas, os donos da terra - não saiu da imaginação do autor - foram fatos reais que construíram a Grã-Bretanha.

Estamos acostumados com  a beleza arquitetônica da Europa, prédios medievais em ótimo estado de conservação, parques e jardins maravilhosos, mas é preciso descer a 90 metros abaixo da superfície para conhecer um pouco da história que nossos olhos não podem alcançar.

Talvez esse conhecimento nos faça parar de comparar o Brasil com a Europa de hoje - não é justo comparar um Brasil de 500 anos com uma Europa de 2.000 anos.


More information:
Big Pit is open seven days a week from February until the end of November, 9.30am - 5pm. Underground tours, 10am - 3.30pm. Children must be one metre tall to do underground.
www.museumwales.ac.uk or call (029) 2057-3650.

Sem comentários:

Enviar um comentário